quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Second Stage: Desastres e a Guerra

Voltando com o blog, após uma espera de suspense, hoje dividirei o blog em duas partes: Uma parte fazendo um preview sobre um jogo de Wii: Disaster, day of crisis, e a outra, um review sobre um jogaço de Xbox 360, Gears of War.

~ PREVIEW ~
Disaster foi um dos primeiros jogos a ser anunciado pro Wii. Feito pela recém-adquirida pela Nintendo, Monolith Soft, responsável por um dos (poucos) RPGs mais lindos do GameCube, Baten Kaitos, Disaster prometia desde o início ser um dos jogos com mais ação do console.
Ficou um bom tempo numa zona de risco. Ninguém sabia se o jogo seria lançado ou não, e a Nintendo não divulgava absolutamente nada sobre ele, até que teve sua data de lançamento adiada, mas enfim confirmada para 25 de setembro no Japão, e 14 de outubro na Europa, enquanto os Estados Unidos choram, pois ainda não receberão o jogo.

Porém, com os trailers lançados mais recentementes, embora se tenha percebido um gráfico maravilhoso nas CGs, percebeu-se também que o jogo teria um pouco menos de ação frenética do que o esperado. Numa mistura de Shooter-on-Rails com RPG e uma boa dose de Quick Actions (Shenmue, RE4), Disaster parece mais uma espécie de mistura entre um jogo de aventura com Umbrella Chronicles.
Mas isso é ruim? Acho que não. Afinal, Umbrella Chronicles não era um jogo ruim. Somado com uma jogabilidade em terceira pessoa entre as partes de tiro, cenas Quick Action (que nunca me cansam), a necessidade de salvar as pessoas nos cenários e outros tipos de gameplay, como dirigir um carro em primeira pessoa por lugares pelos quais desastres estão acontecendo, o jogo parece ser ótimo.

Quem veio acompanhando seu desenvolvimento desde o início pode ter se decepcionado um pouco com o que Disaster está promentendo ser. Mas não esqueçam que o jogo continua prometendo ser épico, divertido e marcante, além de ser mais um jogo nota 10 pro seu Wii (Ok, a Famitsu deu 31/40, mas ignorem). Além do mais, se você curtiu o videoclip de Californication, essa será a sua única chance de jogar algo parecido.

Introdução de Disaster no Youtube

~ REVIEW ~

Gears of War, lançado em 2006 pela Epic Games, foi o primeiro jogo extensivamente jogado na rede Live do 360. Recebeu notas altíssimas de todos os especialistas, e está pronto para receber sua sequência, Gears of War 2, em novembro desse ano. Mas porque será que Gears é tão bom assim?

Graficamente falando, Gears é um dos melhores jogos para demonstrar a capacidade do 360. Com um sistema de luzes e reflexos incrível, texturas detalhadas e todos os shaders que podiam ser usados, Gears é um colírio para os olhos. Mas um dos detalhes mais marcantes de Gears, é o sangue, e ele aparece de várias formas: tanto como uma poça escura de sangue velho no chão, como brilhante, praticamente dourado, quando você serra seus inimigos vivos com sua "baioneta serra-elétrica".
Sim. Você tem uma BAIONETA SERRA-ELÉTRICA.
Só por esse detalhe você já vê que o jogo tem potencial.

Felizmente e infelizmente, você não usará muito a sua baioneta, pois Gears é um jogo onde tática é fundamental. Você não pode levar nenhuma batalha despreocupado, pois seus inimigos são tão poderosos quanto você. Muitas vezes você se verá formulando estratégias novas para batalhas específicas, e descobrindo novos caminhos que você pode usar para chegar por trás de seu inimigo e flanqueá-lo. Gears é um jogo muito estratégico, e principalmente, muito cooperativo. Jogar Gears em dupla é uma experiência completamente única, e muito melhor do que jogá-lo sozinho. Você e sua dupla falarão um com o outro como dois militares durante o jogo, pedindo por cobertura, informando passagens e novos inimigos que apareceram no campo de batalha. O jogo sempre pede por mais e mais estratégia, e te dá todos os recursos possíveis para executá-las. E caso todas as estratégias falhem, e seu inimigo chegue no seu lado do campo de batalha, você sempre terá sua baioneta para serrá-lo ao meio.

A trilha sonora do jogo também não fica para trás. Contendo tanto músicas com aquela guitarra pesada e machona, quanto músicas orquestradas para os momentos mais cinemáticos do jogo. Destaque para a guitarra que toca sempre que você limpa uma área de inimigos. Será um alivio ouvi-la, e ela ainda por cima é estilosa.
A história do jogo é um pouco difícil de entender, mas dura o tempo ideal, e não se preocupe, Gears 2 está vindo aí, e promete explicar tudo o que não foi revelado no primeiro jogo.

Como comentário final, gostaria de dizer que a coisa que mais me fascinou em Gears foi o fato de o jogo ser tão bom que me fez até mesmo gostar dos personagens principais. Ao ligar o videogame pensei: Putz... que caras mais exagerados e feiosos.
Ao terminar o jogo, admirava os 4 protagonistas, e conhecia e gostava de cada um deles como amigos. Isso se deve tanto a linha narrativa do jogo, quanto à sensação de jogá-lo.
Se você tiver a oportunidade, jogue Gears of War. É uma obra prima dos videogames, e fará você se sentir dentro de uma guerra de verdade. E para aqueles que já jogaram, preparem-se. Marcus, Santiago, Cole e Baird estarão de volta em novembro, prontos para acabar de vez com o exército Locust.
Trailer feito por fãs, de Gears of War

Até mais, obrigado por terem lido o post e espero que tenham gostado dele. Voltarei mais tarde contando toda a história da série Castlevania, e estarei diversificando os posts o máximo possível daqui para frente. Abraços a todos, nos vemos no próximo post!

3 comentários:

Unknown disse...

Cara, Gears of War parece ser muito maneiro, quero jogar, pena que não tenho um X-Box 360 (e que não se possa usar a baioneta mais vezes XD). O Disaster tb parece ser irado, vou ver se consigo joga-lo.

Emissario disse...

É isso aí mano Ranulfão, Ô nois na Fita!! Parabens pelo Blog, tá muito legal.
Cara, disaster é um dos jogos que mais aguardo para o Wii, junto obviamente com o "The Conduit" que também promete pacas. Alias, reparou que as empresas parecem está acordando só agora com relação ao Wii? Varios jogos com tematica adulta estão começando a surgir como Tenchu 4, Fatal Frame 4, Dead Rising, Deadly Creatures, Coursed Moutain, e os já mencionados Disaster e The Conduit.
Agora é torçer pra sair um Novo Fire pro Wii. hahaha. Falou Ranulfão, Um abraço.

Unknown disse...

xD, infelizmente nenhum dos jogos me animou muito. Mas parecem ser maneiros, quando Disaster sair, eu tentarei dar uma conferida